como editar vídeos no GNU/linux….

Da mesma forma que o Windows tem o conhecido Windows Movie Maker para que qualquer um possa fazer e editar um vídeo sem muitos problemas, o Linux tem também boas opções simples de usar.

Segue uma lista de 7 opções interessantes.

1 – Avidemux: Com funcionalidades muito semelhantes às do conhecido VirtualDub.

2 – Cinelerra: Para uso profissional. Precisa de uma boa placa gráfica.

3 – FFmpeg: A mais usada, sem interface gráfica apenas pode ser executada em consola de comando (não apto para novatos em Linux).

4 – Jashaka: Poderosa e eficaz, mas não é atualizada desde 2006.

5 – Kino: Compatível com quase todos os formatos de vídeo e integrado com aplicações de publicação web.

6 – Lives: Uma das mais simples de usar, compatível com vários sistemas operacionais. Tem vários filtros e permite a edição de várias linhas de tempo simultaneamente.

7 – KDEnLive: Efeitos de cores e muita rápido no processamento dos vídeos. Uma das melhores opções para iniciantes.

Kdenlive é um editor de vídeo open source poderoso, intuitivo e totalmente gratuito. Este projecto dirigido pela comunidade incorpora as mais recentes tecnologias de vídeo e permite usar as melhores ferramentas de transições e efeitos visuais.

Além da mais recente versão 0.7.6 do Kdenlive (lançada ontem) estar disponível de forma livre no site http://www.kdenlive.org, é-nos possível aceder a um conjunto de breves tutoriais que nos ensinam de forma rápida a criar e editar um vídeo em Linux, com direito inclusive a acrescentar títulos, transições e efeitos.

Não deixem de consultar os tutoriais e comprovem por si próprios os excelentes atributos do Kdenlive. São um regalo para a vista…

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário